Aves de Postura: A importância do cálcio na dieta
As aves de postura são aquelas destinadas à produção de ovos de alto valor nutricional. Esta diferença em relação às aves comuns deve-se a diversos fatores, como alimentação, condições de manejo, nutrição e até ambiente. Sendo que um dos principais é a nutrição animal.
O cálcio é um dos minerais fundamentais para uma boa nutrição animal, especialmente quando falamos em aves de postura. Isso porque os minerais são considerados elementos essenciais para as aves. O cálcio é muito utilizado no desenvolvimento, além de ter forte impacto na produção das cascas de ovos, deixando-os muito mais resistentes e fortes.
Além de grande importância na produção, o cálcio pode ser considerado regulador de ingestão de alimentos. A biodisponibilidade do cálcio varia de acordo com o tipo da fonte mineral. As fontes de minerais, mais comumente utilizadas na nutrição animal, são as fontes inorgânicas de origem industrial ou geológica.
Por que incluir cálcio na alimentação das aves de postura ?
As galinhas poedeiras modernas são muito sensíveis às variações dos níveis nutricionais da dieta. Uma suplementação mineral e de cálcio inadequada durante a fase de crescimento, traz consequências. A principal delas é um desequilíbrio na homeostase mineral bem como o desenvolvimento inapropriado dos ossos das aves.
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis.
O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
FORT Cálcio para Aves de Postura – Cálcio na medida certa
O calcário Calcítico da FORTCAL de origem geológica tem uma ótima biodisponibilidade do cálcio, e tem na sua composição uma alta concentração de cálcio.
É comercializado em variadas granulometria para cada fase da criação das aves de postura, e em diversas formas embalagens: big bag, sacos e a granel.
Conheça o componente essencial da cadeia de alta produtividade. Clique e saiba mais sobre o FORT Cal.
Autor:
Expedito José Pinto
Médico veterinário
CRMV 0520 – MG